SINDISEAB

Representações

Além do voto consciente, existem outras formas de exercer a cidadania. Existem espaços democráticos que podem ser ocupados pelos cidadãos em todos os municípios do Paraná. O SINDISEAB estimula que seus associados participem dos conselhos municipais e estaduais.

Conselhos
São órgãos colegiados de caráter permanente, paritário e deliberativo, com funções de formular estratégias, controlar e fiscalizar a execução da política estadual e municipais. As políticas públicas, na área de atuação, são propostas e deliberadas nestes conselhos. Cada conselho é formado por representantes do governo, dos prestadores de serviços, dos profissionais da área e dos usuários do sistema.

A representação dos usuários pode ser ocupada por diversos tipos de organizações associações de moradores, sindicatos, movimentos populares, etc. Participar de um conselho é a forma ideal de apresentar as demandas dos usuários e fazer suas avaliações sobre as políticas públicas desenvolvidas no Estado e municípios. Existem conselhos de Saúde, Educação, Segurança, Meio Ambiente, Tutelar e muitos outros. Há também, os conselhos de instituições, como o da ParanaPrevidência.

Todos os associados do SINDISEAB podem (e devem) ocupar os espaços de representação dos usuários em tais conselhos. Cada município institui seu conselhos com estatuto e regimentos próprios. Por isso, as datas das eleições são diferentes em cada um. Cada secretaria divulga as datas referentes à sua área. Se você que participar do Conselho Municipal do Meio Ambiente na sua cidade, por exemplo, procure a sua Prefeitura Municipal. Se em sua cidade ainda não existe um Conselho do Meio Ambiente, procure as autoridades locais para que seja formado. São fóruns de debate onde são definidas as políticas públicas para a área de atuação do conselho, seja municipal, estadual ou federal. As conferências de saúde, por exemplo, acontecem a cada dois anos. A CUT repassa a agenda de todas. As deliberações das conferências estão estreitamente ligadas à liberação de recursos federais para a área. Como ser um representante

Se você quer representar os usuários em nome do SINDISEAB, entre em contato o sindicato para a pedir uma "Carta de Apresentação" para fazer a Inscrição de um titular e um suplente. Os processos eleitorais ocorrem periodicamente e em períodos diferentes.  Fique de olho quando houver eleições no conselho de seu interesse para se inscrever em tempo hábil.