TRABALHO EM TEMPO DE PANDEMIA NOS ESCRITÓRIOS DO IAT NO LITORAL - SindiSeab

Falta de EPIs

TRABALHO EM TEMPO DE PANDEMIA NOS ESCRITÓRIOS DO IAT NO LITORAL

Governo Estadual não garante equipamentos de segurança individual e instalações adequadas para o Instituto Água e Terra
09/09/2020

O Instituto Água e Terra (IAT),  Regional do Litoral é composto pelos Escritórios Locais de Morretes, Guaratuba, Guaraqueçaba, Ilha do Mel, esses locais executam as atividades de licenciamento e fiscalização de meio ambiente em todo o litoral do estado do Paraná.

Por causa da pandemia do novo coranavírus,os trabalhos de atendimento ao público são executados via telefone e on-line, respeitando as orientações e os protocolos dos órgãos de saúde e assim evitando aglomerações. As atividades de fiscalizações estão sendo feita pelos técnicos do IAT, com o apoio da Polícia Ambiental, conforme convênio.

Também por causa da pandemia, residentes contratados no ano de 2019 dão apoio à equipe de técnicos nas vistorias e na área administrativa, já que mesmo com o concurso público para o IAT que foi anunciado pelo governo, não houve novas contratações devido ao cenário pandêmico. Mas mesmo com todas limitações impostas pela Covid-19, os Parques Estaduais Rio da Onça, Palmito e Marumbi, foram abertos ao público para visitação com horários reduzidos, e mediante agendamento, desde o dia 15 de agosto e seguem as orientações sanitárias para mitigar a contaminação de funcionários e visitantes. Porém mesmo seguindo as orientações sanitárias, os servidores e servidoras enfrentam sérios problemas para realizar seus trabalhos e também sofrem com o desrespeito e descaso com do Governo estadual com o serviço público.

- O Governo suspendeu o pagamento das promoções e progressões, data base, anuênio e quinquênio, até 2022, além de aumentar a alíquota previdenciária.

-Os técnicos diariamente fazem vistoria e fiscalização em empresas da região e utilizam uma única máscara, durante todo o dia, e no retorno ao escritório permanecem com as mesmas máscaras; Não foram enviadas máscaras para os funcionários, um compromisso assumido pela Diretoria do IAT.

O SINDISEAB, segue fiscalizando e cobrando o cumprimento das medidas acordadas com o Governo Estadual assim como solicitando melhores condições de trabalho e proteção da saúde de toda a sociedade. Seguimos em luta pressionando o governo e defendo nossos servidores e servidoras.