Ratinho Jr tenta extinguir carreiras usando pandemia como desculpa - SindiSeab

Área Restrita - Efetue seu login

Encontre uma notícia

NOTÍCIAS


Exterminando o futuro!

Ratinho Jr tenta extinguir carreiras usando pandemia como desculpa

O PL 189/2020 foi enviado à ALEP na noite de ontem e hoje foi retirado da pauta depois da intensa mobilização do FES.
25/03/2020

Diga-me com quem andas - o governador Ratinho Jr tem se mostrado muito próximo ao presidente Jair Bolsonaro. Não só foi o único governador a participar da recente comitiva aos EUA - da qual, 23 integrantes voltaram infectados por coronavírus - como se aproveita da pandemia para retirar (ou tentar retirar) direitos dos trabalhadores/servidores. A crueldade e gana de destruir direitos ficam cada vez mais explícitas! Enquanto isso, os ricos são agraciados com isenções fiscais: leia aqui.



Em Brasília (DF), o presidente teve que recuar e vetar o Art.18 da MP 927/20, publicada no domingo (22), que autorizava empregadores a suspender os salários dos trabalhadores por quatro meses. Mesmo assim, a MP 927/20 é extremamente danosa para os trabalhadores (leia aqui).



No Paraná, o governador não só usou a crise sanitária para usurpar dos servidores o direito adquirido à licença especial (leia aqui), como tentou extinguir carreiras, sem discussão prévia, enviando o PL 189/20, a ser votado em regime de urgência. 



O oportunismo foi tanto, que até os seus aliados recuaram. A reação dos sindicatos e mobilização do FES, mesmo em quarentena, com postagens nas redes e ligações para os deputados e integrantes do governo, resultou na retirada do PL 189/20. Mas, como diz o ditado, o que vale é a intenção!



PS - Ironicamente, a Embaixada dos EUA, recomendou, hoje (25), o retorno dos americanos que estão no Brasil - leia aqui.



Nota do FES sobre o PL da Privatização 189/20:





À luta Sempre!



"O PL 189/2020 (PL da Privatização), mandado para Alep na “calada da noite” foi retirado da pauta hoje (25/03). O PL trata da extinção de diversas carreiras de Servidores(as). É pura crueldade!



Nossa mobilização e ações nas redes sociais foram muito importantes! Agora é hora de vigiar permanentemente!



O posicionamento imediato de muitos(as) deputados(as) para a retirada da proposta também foram fundamentais.Não pararemos a luta pela vida, a luta pelos nossos direitos, a luta pelos serviços públicos.



Repudiamos de forma veemente a postura do governador Ratinho Jr. que teve a desfaçatez de além de enviar o PL 189/20 para votar rapidamente e ainda colocou a justificativa de que é por conta da pandemia.



Governador, assuma que o senhor quer destruir os serviços públicos e entregar para o setor privado mais recursos; ou seja, mais lucros para os empresários. Não use a pandemia como desculpa! Ela é grave e vai tirar muitas vidas.



Nesse momento é hora de decência por parte dos gestores em aplicar mais políticas públicas e proteger a sociedade."



#ContraPLdaCrueldade189 



#RatinhodaCrueldade 



#ALutaContinua



Coordenação Estadual do FES

Curitiba, 25 de março de 2020.



Leia a íntegra do PL 189/2020 - aqui

Veja as carreiras que seriam extintas - aqui






Notícias relacionadas