Governo sinaliza novo calote na reposição salarial dos servidores - SindiSeab

Dia de Greve!

Governo sinaliza novo calote na reposição salarial dos servidores

As perdas já ultrapassam os 16%. Todas as categorias de base dos sindicatos ligados ao FES devem cruzar os braços no dia 29 de abril e participar do grande Ato Público em Curitiba.
16/04/2019

O SINDISEAB, em nome do FES, já protocolou ofícios na SEAP (15.699.344-1) e na Casa Civil (15.6989.322-0) informando ao Governo Ratinho Jr a nossa pauta de reivindicações e que os servidores estaduais vão cruzar os braços em 29 de Abril. O estado de greve da base do SINDISEAB foi deliberado em nosso Encontro Estadual em 29 de março e ofícios foram protocolados (hoje) em cada órgão da base sindical.

A data é um marco na luta dos servidores - jamais esqueceremos o episódio de 2015, quando o Governo Richa massacrou cerca de 30 mil servidores que lutavam pelo direito à aposentadoria digna. O Massacre do Centro Cívico chocou o Brasil e o mundo por sua truculência. Mais de 230 pessoas foram feridas para que Richa confiscasse, na mão grande, parte do Fundo Previdenciário comprometendo a sanidade financeira do ParanaPrevidência e o futuro dos nossos aposentados e pensionistas.

Calotes sucessivos - naquele mesmo ano, Richa pretendia ainda dar o calote na nossa data-base, mas a mobilização do SINDISEAB e dos demais sindicatos do FES junto aos deputados na Assembleia Legislativa resultou num acordo que previa as reposições salariais até 2017:

DATA-BASE - ÍNDICE - PERÍODO DE REFERÊNCIA

Outubro/2015  - 3,45%  - Maio/2014 - Dezembro/2014

Janeiro/2016  - IPCA - Janeiro/2015 - Dezembro/2015

Janeiro/2017  - IPCA + 1% de abono  - Janeiro/2016 - Dezembro/2016

Maio/2017  - IPCA Janeiro/2017 - Abril/2017

A estratégia é a mesma - o último reajuste salarial aconteceu em janeiro de 2016. De lá pra cá, os governos Richa e Cida manipularam os dados financeiros do Estado para fazer parecer que não tinham condições de cumprir suas obrigações constitucionais de, no mínimo, repor as perdas causadas pela inflação.

As manobras financeiras foram denunciadas e comprovadas pelo FES com base nos próprios números oficiais do Governo do Estado!

Agora, o Governo Ratinho Jr que, para ganhar a confiança e os votos dos servidores públicos estaduais, PROMETEU HONRAR A DATA-BASE, tenta usar a mesma e velha estratégia de manipular os números?! Confira: clique aqui.

Ao mesmo tempo, as faturas de água e energia elétrica vão, de novo, subir muito acima da inflação! Assim, de 2016 para cá, a conta de água vai acumular um aumento de 24% e a de luz, 21%. E o nosso salário vai permanecer defasado em mais de 16%?

VAMOS CRUZAR OS BRAÇOS!

APOSENTADOS, COMPAREÇAM!