Governo não apresenta dados e FES reafirma que há possibilidade de reposição da Data-Base - SindiSeab

Negociação

Durante a reunião, representantes sindicais destacaram que a reposição de 4,94% não ultrapassa o limite fiscal.
21/05/2019

Nesta terça-feira (21), Técnicos de FES (Fórum das Entidades Sindicais) se reuniram com representantes do governo estadual para discutir o reajuste da data-base. Durante a reunião, os representantes apresentaram dados e cenários que possibilitam a reposição de 4,94% dos últimos 12 meses.

O governo não apresentou dados e afirmou que a Secretaria da Fazenda (SEFAPR) só apresentará os números do governo na próxima segunda-feira (27). Segundo Marlei Fernandes, a comissão deve se reunir com o Deputado Hussein Bakri amanhã (21) para buscar um novo posicionamento do governo.

Governo tem possibilidade de reajuste - o economista Cid Cordeiro, apresentou dados durante a reunião os quais apontam uma viabilidade da reposição da Data-Base. “Nós apresentamos hoje na reunião com o governo os dados tanto da receita, tanto do aumento de gastos previstos para 2019 e concluimos que dentro do limite fiscal, que é o grande ponto de discussão, há condições sim de pagar essa Data-Base de 2019, de 4,94% a partir de maio e também 1% em Outubro e mais 1% no mês de dezembro”, enfatiza Cordeiro.

A próxima reunião está prevista para segunda-feira, às 14h.

Reposição e piso-mínimo regional - os representantes sindicais entregaram um ofício solicitando a reposição do dia 15 de maio. Segundo o governo, a falta não foi lançada este mês e será aguardado o debate para definir um encaminhamento. Também foi cobrado que o governo implemente o piso mínimo regional (R$1306,80), além de auxilio alimentação e auxílio transporte. Já o tema das pedagogas será abordado em reunião amanha com o deputado Hussein Bakri.

Após a reunião, a coordenação do FES divulgou um vídeo: assista aqui. Nesta quarta-feira (22), o FES realiza plenária ampliada para decidir encaminhamentos e calendário de luta.

Foto:João Paulo Vieira/APP-Sindicato

Via: APP-Sindicato