Executiva do SINDISEAB define eleições de representantes dos núcleos regionais - SindiSeab

Organização

Executiva do SINDISEAB define eleições de representantes dos núcleos regionais

O sindicato vai elaborar um cronograma a ser cumprido até o fim desta ano.
02/10/2019

Reunidos na sede do sindicato, os membros da Diretoria Executiva do SINDISEAB definiram, hoje (02), os encaminhamentos para a escolha dos representantes regionais nos núcleos sindicais para o triênio 2019-2022.

O Estatuto do SINDISEAB (parágrafo 3º do Art. 15º) determina que sejam eleitos três titulares e três suplentes por núcleo sindical. Na eventualidade de não termos titulares e suplentes em número suficiente, sugerimos que se escolham só os titulares e que todos as autarquias e secretárias se façam representadas.

O calendário eleitoral está sendo construído para garantir a presença de, pelo menos, um dirigente estadual em cada local de votação. A Executiva do SINDISEAB fará convocação de Assembleias Regionais para a eleição dos representantes, observando-se nosso Estatuto, abaixo:

"Artigo 15º - O SINDISEAB implementará sua descentralização política e administrativa com a criação de Núcleos Sindicais os quais terão como função auxiliar os trabalhos da diretoria, fazendo a intermediação e articulação entre os trabalhadores lotados nos órgãos públicos ou regiões de sua abrangência e o sindicato.

§ 1° - Os núcleos serão instalados pela diretoria do sindicato em cidades que se constituem em pólos regionais. Desde que haja expressado desejo por parte dos filiados da base territorial de abrangência.

§ 2° - Os membros do Núcleo sindical gozarão das mesmas garantias que os membros da diretoria para o exercício de sua representação sendo eleitos conjuntamente com a diretoria estadual.

§ 3º - Os membros dos núcleos sindicais serão eleitos por voto direto e secreto dos filiados de sua base territorial na região, num mínimo três efetivos com igual número de suplentes.

§ 4° - Os membros do núcleo sindical estão subordinados aos demais órgãos do sindicato e tem sua representação restrita a região e sua abrangência.

§ 5° - Poder-se-á instalar núcleo sindical que não foi constituído nas formas e prazos estabelecidos neste artigo. Neste caso proceder-se através de assembleia regional devidamente convocada para este fim com ampla divulgação entre os filiados da região.

§ 6° - Os Núcleos criados na forma do § anterior em sua primeira renovação deverão ter os mandatos coincidentes com o da diretoria estadual."

Os representantes regionais são tão importantes quanto a Diretoria Executiva, os Suplentes e o Conselho Fiscal. Você é imprescindível para fortalecer o nosso sindicato!

Participe!