Dia Nacional de Luta pelo Serviço Público - SindiSeab

#EuDefendoServiçoPúblico

Dia Nacional de Luta pelo Serviço Público

Os sindicatos convocam todos(as) os(as) trabalhadores(as) do serviço público para participar de um twitaço, subindo a hashtag #EuDefendoServiçoPúblico. A partir das 18h, será realizado um...
30/09/2020

Nesta quarta-feira (30), servidores(as) públicos de todo país participam do primeiro dia de mobilização em defesa do serviço público. Esta é uma iniciativa de centrais sindicais, que iniciam uma campanha nacional permanente em defesa das Estatais e do Serviço Público frente aos ataques do presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido). No Paraná, o Fórum das Entidades Sindicais (FES) e o SINDISEAB realizam lives sobre o tema para que todos estejam cientes de como seremos prejudicados.

Os sindicatos convocam todos(as) os(as) trabalhadores(as) do serviço público para participar de um twitaço, subindo a hashtag #EuDefendoServiçoPúblico.  A partir das 18h, será realizado um chamamento para a utilização #EuDefendoServiçoPúblico. Além das mobilizações virtuais, faixas denunciando os desmandos do governo federal e estadual serão alocados em diversos pontos do estado.

“Com a proposta, a maioria do povo brasileiro ficará sem o acesso a um serviço público de qualidade. Já em relação às carreiras, a estabilidade no serviço público é uma proteção do Estado, independente dos governos, porque o servidor(as) tem carreira, então protege os serviços para a população. É uma superação do que ocorria antes da constituição de 88, quando não havia a obrigatoriedade do serviço público e o trabalhador(a) ficava a mercê dos políticos de plantão. Quando um prefeito ganhava a eleição, ele trocava todos(as) os(as) servidores(as) de um município, então superamos essa fase”, explica a coordenadora do FES.

As estatais, em especial as ligadas ao setor energético (Petrobras e Eletrobras) estão na linha de frente da soberania brasileira e são os principais alvos do governo. Na mesma data (30 de setembro), o Supremo Tribunal Federal julgará uma ação que contesta a criação de subsidiárias para vender ativos da Petrobras, ou seja, fatiar a empresa e privatizá-la em partes, sem a necessidade de autorização legislativa.

Via: FES