10/05/2018

A luta continua

Data-base na mesa de negociação entre FES e governo

Líder do Governo na ALEP se comprometeu de marcar uma reunião de negociação na próxima semana.

Segunda o Líder do Governo, Deputado Pedro Lupion, a data-base dos servidores do Paraná está sendo analisada por uma Comissão Interna do governo. O novo secretário da fazenda (SEFA), José Luiz Bovo, assumiu a pasta na segunda (07/05), e, segundo o Deputado Lupion será preciso ao menos uma semana para ele se apropriar da situação financeira do Estado. Na próxima semana será realizada uma reunião com a presença do Secretário da Fazenda, afirmou Lupion.

Na mesa de negociação de hoje (09/05), o Fórum das Entidades Sindicais [FES] reforçou, novamente, que há recursos para honrar o reajuste acumulado de 11,68%. O índice representa 6,29% da inflação de 2016, mais 1% de perda de massa salarial [prevista na Lei da Data Base de 2015], mais 1,10% da inflação de janeiro a maio de 2017, e mais 2,90% que é a inflação estimada de maio de 2017 a abril de 2018.

PAUTAS - Além do pagamento da data-base o FES cobrou o pagamento do repasse da parte patronal por parte do Governo à ParanaPrevidência (PRprevi), e que o debate e intervenção para rever o custeio seja amplamente debatido com os servidores.

O FES também reiterou o cumprimento da Constituição Federal quando a liberação de dirigentes sindicais sem nenhuma redução dos vencimentos.

Além da Coordenação do FES participaram associações e sindicatos do setor de segurança pública.