Região Oeste terá curso de formação Formigueiro - SindiSeab

Região Oeste terá curso de formação Formigueiro

O PROGRAMA FORMIGUEIRO é uma proposta de formação popular que almeja contribuir na formação do povo brasileiro em relação às noções básicas de cidadania.
09/02/2018

O curso de formação Formigueiro é oferecido pela Secretaria de Formação da CUT Paraná em parceria com o Sinefi (Sindicato dos Eletricitários de Foz do Iguaçu) e é dirigido a trabalhadores associados a Sindicatos CUTistas da Regional Oeste.

O primeiro encontro está marcado para o dia 24/03/2018, com o tema ?Direito à Educação (EducAÇÃO para a Vida)? com início às 14 horas, na sede do Sinefi (Av. Tancredo Neves, 5605 - Jardim Itaipu, Foz do Iguaçu /PR).

O SINDISEAB se responsabiliza pelas despesas com alimentação, transporte e a impressão dos cadernos de estudo dos nossos associados. Se você quer participar, entre em contato com a direção do sindicato. Para maiores informações entrar em contato com Ribeiro através do telefone (45) 3577-6464 / 99958-2759. As inscrições devem ser feitas até o dia 16/03/18 através do e-mail ribeiro@sinefi.org.br com cópia paraformacao@cutpr.org.br.

Mais informações - O PROGRAMA FORMIGUEIRO é uma proposta de formação popular que almeja contribuir na formação do povo brasileiro em relação às noções básicas de cidadania, para que na luta forjemos a consciência política dos/as cidadãos/ãs.

Para que o povo compreenda que, sem lutas, mobilizações e organização da sociedade civil, não conseguiremos conquistar, manter e ampliar nossos direitos, e que desmobilizados podemos, inclusive, retroceder em nossas conquistas.

A formação popular é um grande desafio, principalmente, em tempos de retrocesso e desesperança. É um trabalho de formiguinha, um processo múltiplo e permanente, mas imprescindível para transformar a sociedade.

Nosso desafio é que o povo brasileiro entenda os mecanismos básicos da nossa frágil democracia, de que não basta elegermos um prefeito/a, governador/a ou presidente/a com compromissos sociais, se no Legislativo elegemos forças reacionárias, se o Judiciário se mantém inalterado repleto de privilégios. Entender desde como funciona a separação dos poderes, até qual poder é responsável por fazer as leis, aplicá-las ou julgá-las é princípio básico para a construção da cidadania.

Independentemente de nossa imensa diversidade, todos e todas devemos ter garantidos nossos direitos individuais, coletivos, políticos, econômicos, sociais e fundamentais. Mas, na conjuntura política atual, com um governo ilegítimo e um Congresso Nacional historicamente formado em sua maioria por homens brancos e ricos, sem compromisso com a diversidade, os direitos humanos, sociais e trabalhistas, e as conquistas da Constituição de 1988 correm sérios riscos.

Num país como o nosso, onde todos os meios de comunicação pertencem a menos de dez famílias, a grande parcela do povo brasileiro não é informada sobre as ameaças e os ataques contra nossos direitos. Não conhece a história da luta que culminou na Constituição Cidadã, não domina os mecanismos de controle social para que possamos vigiar os Poderes que atacam as nossas conquistas.

Por isso, a CUT juntamente com vários movimentos sociais desenvolveu um projeto de formação popular permanente, para que juntos/as possamos conhecer nossos direitos, lutar para ampliá-los e fazer o enfrentamento ao desmonte sem precedentes do Estado Brasileiro.

O Formigueiro terá 4 encontros para debatermos nossos direitos:
- Encontro 01: Direito à Educação (EducAÇÃO para a Vida)
- Encontro 02: Direito à Saúde (Saúde Pública com qualidade para tod@s)
- Encontro 03: Direito ao Transporte Público/Coletivo (Desafio da mobilidade urbana)
- Encontro 04: Direito à Moradia (Esse é o meu Lugar)

Direito não se reduz, se amplia!

Que nossa luta floresça como a primavera,
fazendo brotar um Brasil justo e solidário!