Warning: file_get_contents(http://www.wifi104.com/): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.0 500 Internal Server Error in /home/httpd/htdocs/sind10br/functions/paginacao.php on line 2

Noticias


12/12/2017

Meio Ambiente

Movimento contra a Redução da Escarpa protocola Cartas com parecer técnico aos Deputados

O documento técnico já foi entregue ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB) e ao deputado Rasca Rodrigues (PV), presidente da Comissão do Meio Ambiente na Alep.


                O Comitê Pró- APA Escarpa Devoniana vem desenvolvendo campanhas de conscientização  contra o Projeto de Lei 527/2016, que segundo especialista coloca em risco a biodiversidade, a geodiversidade, o patrimônio histórico-cultural  e os mananciais dos Campos Gerais que abastecem cidades no Paraná e São Paulo.

                Para afirmar a posição dos  especialistas  foi realizado um Parecer Técnico elaborado por meio de um Grupo de Trabalho pelo Comitê. O documento técnico já foi entregue ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB) e ao deputado Rasca Rodrigues (PV), presidente da Comissão do Meio Ambiente na Alep, em audiência no último dia 28 de novembro de 2017.

                Agora para afirmar a posição contrária ao projeto de lei os representantes do Comitê Pró- APA Escarpa Devoniana entregarão nesta quarta feira(13/12/2017) às 14hs uma cópia para cada uma dos parlamentares sobre o conteúdo cientifico.  

                O parecer é endossados por entidades representativas da sociedade civil,  como a Cáritas Brasileira ? Regional Paraná, Terra de Direitos, APAVE ? Associação dos Produtores de Áreas Verdes de Curitiba e RM, Fetraf ? Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar, Instituto Mata Atlântica, SPVS ? Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental, Mater Natura Instituto de Estudos Ambientais, Cedea ? Centro de Estudos, Defesa e Educação Ambiental, Sindiseab ? Sindicato Estadual dos Servidores Públicos da Agricultura, Meio Ambiente, Fundepar e afins e Senge ? Sindicato dos Engenheiros do Paraná.

                O parecer técnico

                O parecer é assinado por doutores, mestres e pesquisadores  e segundo os pareceristas, os Campos Gerais encontram-se entre os ecossistemas mais ameaçados do Brasil, quer pela sua facilidade de conversão em lavouras ou silvicultura com o plantio de pinus. Estudos desenvolvidos na região mostram a existência de 631 espécies da flora, das quais 76 estão em perigo de extinção, 32 vulneráveis e 62 raras. Da fauna, estão ameaçadas espécies como o tamanduá bandeira, o lobo-guará, o veado campeiro, o papagaio-de-peito-roxo e a águia-cinzenta, entre outros. Até mesmo o lambari corre o risco de desaparecer na área de influência da APA. Fora as áreas de reservas em água e mananciais que existem em toda a região da Área da Escarpa Devoniana.

 Por Arthur Conceição - Assessoria de Comunicação e Coordenação