31/10/2017

Informação e debate

Seminário do SINDISEAB promove rico debate sobre Meio Ambiente e direitos dos servidores

A alta qualidade das palestras impressionou o público. O sindicato transmitiu todo o evento ao vivo. Se você perdeu, não tem problema pois os vídeos estão disponíveis no Facebook. Assista!

O II Seminário Agricultura e Meio Ambiente, promovido pelo SINDISEAB nos dias 26 e 27 de outubro, foi um sucesso. Diversos participantes fizeram questão de parabenizar a direção pela escolha dos palestrantes e pela riqueza das informações.

Quinta - 26 de outubro

I - CONJUNTURA E TRABALHISTA

* O presidente da APP-Sindicato, Hermes Leão, fez um resgate histórico das lutas dos trabalhadores brasileiros em comparação com a atual conjuntura política. Conexão SINDISEAB nº 125 - clique aqui

* Sandro Silva, economista e supervisor técnico do DIEESE - PR, fez um profundo diagnóstico da reforma trabalhista e suas consequências para a população e para a soberania nacional. Assista o Conexão SINDISEAB nº 126 (clique aqui) e acesse a apresentação projetada na palestra (aqui)

II - PREVIDÊNCIA E NEGOCIAÇÃO COLETIVA

* Ludimar Rafanhim, advogado com larga experiência em regimes próprios de previdência dos servidores públicos e outros temas relacionados ao movimento sindical dos servidores públicos discorreu sobre contrarreforma previdenciária e ParanaPrevidência. Conexão SINDISEAB nº 127 (clique aqui); CONTRAREFORMA DA PREVIDÊNCIA PEC 287/2016 (clique aqui).

* Fabiano Camargo da Silva, do DIEESE-PR, falou sobre a regulamentação da negociação coletiva para o servidor público (clique aqui) e Ivete Leobet, Chefe do GRHS da SEAB, explicou em detalhes como o que é e como compreender o Dossiê Histórico Funcional do Servidor. Conexão SINDISEAB nº 128 (clique aqui).

Sexta - 27 de outubro

III - AGROECOLOGIA

Representantes do Fórum Alternativo Mundial da Água: Delmar Mates, geólogo (FAMA/SP), e Joseanair Hermes, assessora da Cáritas Brasileira (FAMA/PR), falaram sobre a dinâmica internacional e os conflitos na disputa por água. Assista o Conexão SINDISEAB nº 129 (clique aqui) e acesse os documentos:
- Apresentação 1 (clique aqui);
- Apresentação 2 (clique aqui).

* Alimentação saudável e consequências do desmonte do Programa Nacional de Agricultura Familiar foi o tema de Marcos Rochinski, coordenador da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul (FETRAF-PR). Conexão SINDISEAB nº 130 (clique aqui).

IV - ASSEMBLEIA GERAL DELIBERATIVA

No Especial de Domingo, Conexão SINDISEAB nº 131 (clique aqui), o presidente do SINDISEAB fez um balanço das atividades sindicais realizadas na semana, falou sobre o Seminário AMA, esclareceu dúvidas e respondeu críticas recebidas durante o evento. Confira!