04/05/2017

FES em Ação

Servidores do Paraná preparam mobilizações em defesa da Data-Base e da Previdência

FES vai solicitar a suspensão da tramitação da PEC 01/2017

Uma extensa lista de ações e mobilizações será implantada pelos servidores estaduais nos próximos dias. Na Plenária Estadual do FES, no dia 03 de maio, em Curitiba, dirigentes dos sindicatos debateram propostas para lutar pela Data Base, previdência e contra a PEC 01/2017.

Um calendário de reuniões, mobilizações e plenárias foi definido para organizar a luta dos servidores. O calote da Data Base será o foco, já que a mesa de negociação com a Secretaria de Administração e da Previdência (Seap) está marcada para o dia 17.  Até lá, o Fórum realizará mobilizações na Assembleia Legislativa e uma coletiva de imprensa para anunciar medidas de combate ao calote do governador Beto Richa no reajuste e na previdência da categoria.

Na pauta da reunião com a Seap, servidores devem debater as liberações de dirigentes para as entidades sindicais e os cortes de gratificações; as finanças do Estado; o reajuste da Data-Base; e o rombo na Paranaprevidência, além dos atrasados das diversas categorias.

Antes, no dia 10, representantes do FES se reúnem com a Presidência da ParanaPrevidência, para debater e esclarecer o regramento de eleição dos novos conselheiros de administração e fiscal das entidades sindicais. Servidores já escolheram seus indicados, que devem ser aprovados em assembleias dos sindicatos.

PEC 01/2017 - o FES também deliberou por encaminhar um pedido de suspensão da tramitação da PEC 01/2017 junto aos deputados para ampliar a discussão com parlamentares e servidores. Sem muitos esclarecimentos sobre a proposta, que dá possibilidade para qualquer coisa ao governo em relação aos servidores. Para o Fórum há outras possibilidades para resolver o assunto, dai a importância de tempo para o debate.

Por Gustavo Henrique Vidal - Fórum dos Servidores
Foto: Emerson Barbosa