SindiSeab

Área Restrita - Efetue seu login

Encontre uma notícia

Sindiseab


Institucional

O Sindicato Estadual dos Servidores da Agricultura, Meio Ambiente, Fundepar e Afins. É o representante legítimo dos servidores estaduais (ativos, aposentados e pensionistas) das Secretarias e Órgãos do Poder Executivo do Estado do Paraná:
* Da Agricultura e Abastecimento – SEAB
* Do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural – EMATER
* Do Instituto Agronômico do Paraná – IAPAR
* Da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná – ADAPAR
* Do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMA
* Do Instituto das Águas do Paraná – ÁGUASPARANÁ
* Do Instituto Ambiental do Paraná – IAP
* Do Instituto de Terras, Cartografia e Geociências – ITCG
* Da Superintendência de Desenvolvimento Educacional – SUDE (ex-Fundepar)
* Do Departamento de Imprensa Oficial do Estado – DIOE Tem abrangência estadual e em sua estrutura organizacional possui Núcleos Sindicais e representações sindicais em todas as cidades polo do Estado do Paraná. É filiado à Central Única dos Trabalhadores (CUT) e associado ao Departamento Intersindical de Estudos Estatísticos e Sócios Econômicos (DIEESE).

Base Sindical
* Número de servidores estaduais representados: aproximadamente 5.000.
* Número de associados: 1.170. 

Áreas de Atuação
No cumprimento de seus objetivos fundamentais, atua em várias áreas:
* Informação e conscientização sobre temas de interesse geral;
* Assessoria e intervenção jurídica nas matérias ligadas aos servidores públicos (direito administrativo, previdenciário, trabalhista, consumidor, etc.);
* Elaboração e debate sobre políticas públicas, em especial nas áreas do meio ambiente, agropecuária e recursos humanos;

A importância do Sindicato
O sindicato é importante para a organização dos trabalhadores e sociedade, além de ser um instrumento para a conquista do exercício da ética, da cidadania, da construção coletiva de uma sociedade justa, solidária e igualitária. Daí, o SINDISEAB precisa se fortalecer dia a dia como um sindicato de cada um e de todos.

Sindicato é Direito Constitucional
Segundo a Constituição do Brasil, artigo 8º, inciso III, "ao sindicato cabe a defesa dos direitos e interesses coletivos e individuais da categoria, inclusive em questões judiciais ou administrativas"; e, no artigo 37º, inciso IV, "é garantido ao servidor público civil o direito à livre associação sindical".